“Life’s most persistent and urgent question is, ‘What are you doing for others?’” ~ Martin Luther King
Segundo Martin Luther King, a mais persistente e urgente pergunta na vida é “O que estas a fazer pelos teus semelhantes?” Eu pergunto-lhe a si, o que faz pelos outros ao seu redor? O que faz para servir e amar ao próximo? Um dos meus mentores avalia a nossa vida como passando por fases de crescimento sendo o mais alto nivel de crescimento a partir do momento em que atingimos significância!
E o que significa atingir significância? Como chegamos a essa fase das nossas vidas? Significa viver para servir um proposito maior que nós mesmos! Significa chegar a um entendimento interior e profundo que a vida faz pouco sentido se não permanecemos ligados a uma necessidde incessante de serviço ao próximo. Significa a entrega total e absoluta ao nosso proposito de vida sem permitir qualquer tipo de desculpas ou razões pelas quais não damos o melhor de nos mesmos constantemente.
O bem e o mal habitam dentro de nós quase que lado a lado. Ter a sensibilidade de distinguir o bem do mal e quando um ou outro tentam dominar a nossa existencia torna-se vital com o passar dos anos. Esse é o primeiro passo para o auto-conhecimento.
A qual dos lados daremos mais atenção e qual dos lados manteremos sob controle, eis a questão! O que o faz sentir-se bem? O que a faz feliz? Quais são as coisas que faz que lhe dão mais prazer?
Exercício De Auto-Descobrimento: Sente-se um momento consigo mesma e responda a esta pergunta fazendo uma introspectiva. O que o/a faz feliz? Tome nota das suas respostas e do lado de cada resposta escreva se ela se trata de uma resposta que a seu ver reflecte o bem ou o mal em si. Após terminar de escrever tudo o que lhe faz bem, tire um momento e escreva tudo o que não lhe faz bem, tudo o que a/o incomoda e faz mal. Apos responder faça o mesmo, ao lado de cada resposta coloque se a resposta trata-se de algo que reflecte o bem ou o mal em si.
É importante lembrar que frequentemente o bem e o mal cruzam seus dominios e situações e realidades tornam-se apenas o que são sem necessáriamente merecerem o titulo, ou o label, de bem ou mal, nem certas ou erradas, elas apenas são.
Ainda assim todos nós temos uma consciencia interior do bem e do mal e de como eles se reflectem em nós. Com isso em mente, lembre-se que o que lhe faz bem torna-se o que você de melhor poderá compartilhar com os outros ao seu redor.
Outro grande mestre de crescimento pessoal diz-nos que temos a tendência natural de ensinar o que mais necessitamos de aprender. Trate de tomar atenção ao que lhe faz bem, ao que gosta, ao que aprecia nos outros pois ai esta a resposta de como deve lidar com o mundo ao seu redor.
Fazendo esta avaliação vai ajuda-lo(a) a distinguir mais claramente como deve servir o mundo que a/o rodeia. A cada dia que passa, lembre-se de se perguntar o que fez para servir o mundo ao seu redor? Lembre-se de se perguntar o que realmente é importante para si pois o que é importante para si torna-se um reflexo da sua vida, dos seus valores, do seu dia-a-dia, torna-se um reflexo de quem voce é, e consequentemente de como podera contribuir e servir o mundo ao seu redor. :)
Pois é, “What are you doing for others?” O que está a fazer pelos outros?
Instituto Sonha Acredita Inspira,
O Cantinho dos Mais Novos Iluminados Com Mentes de Aço & Corações de Ouro!